Como incentivar o networkingnos eventos

Networking é uma das principais razões pelas quais as pessoas participam de eventos – e isso não é novidade para ninguém.

Nos últimos anos, essa procura parece ter aumentado: segundo uma pesquisa da Skift, 64% dos organizadores de eventos relataram um crescimento no interesse por networking após a pandemia de Covid-19.

Porém, se elas não sentirem que o evento foi bom para networking, a culpa inevitavelmente recairá sobre os organizadores.
E como evitar isso?

INTERAÇÃO PRÉ-EVENTO
O networking começa antes mesmo do evento. Utilize ferramentas de comunicação para conectar os participantes previamente. Crie grupos em redes sociais, fóruns ou aplicativos específicos para o evento, onde os participantes possam se apresentar, compartilhar expectativas e iniciar conversas.
Essa interação pré-evento ajuda a quebrar o gelo e faz com que os participantes já cheguem ao evento com algumas conexões estabelecidas. Além disso, enviar newsletters com informações sobre os palestrantes e outros participantes pode ajudar a identificar interesses comuns e preparar o terreno para conversas mais profundas durante o evento.

DINÂMICAS E NETWORKING HUB
Dinâmicas e atividades de networking são importantes para incentivar a interação entre os participantes. Crie momentos específicos na programação para atividades de networking, como rodadas rápidas de apresentação (speed networking), mesas redondas temáticas e grupos de discussão.
Networking hubs, áreas dedicadas onde os participantes podem se reunir de forma mais informal, também são muito eficazes. Esses espaços podem ser equipados com confortáveis assentos, bebidas e snacks, criando um ambiente propício para conversas casuais e trocas de contatos. Além disso, considere incluir moderadores ou facilitadores para ajudar a introduzir participantes e iniciar conversas.

AMBIENTE
Como discutido no artigo anterior, a escolha do local do evento tem grande impacto no resultado e um ambiente bem planejado pode facilitar (ou dificultar) o networking. Espaços abertos com áreas de descanso, lounges e pontos de encontro estrategicamente posicionados incentivam as pessoas a interagir.
Evite locais muito barulhentos ou apertados que dificultem a comunicação. A disposição dos assentos também pode influenciar, pense em como mesas redondas promovem conversas mais fáceis entre os participantes. Além disso, a decoração e a iluminação devem criar uma atmosfera acolhedora e convidativa.

REALIZAÇÃO DE PAUSAS
As pausas são momentos de ouro para o networking, por isso, planeje intervalos regulares na programação para que os participantes possam interagir livremente. Esses intervalos podem incluir coffee breaks, sessões de mingling e até mesmo atividades recreativas leves que incentivem a conversa.
As refeições, como almoços e jantares, também são ótimas oportunidades para networking. Incentive a rotatividade de assentos para que os participantes tenham a chance de conversar com diferentes pessoas ao longo do evento. Oferecer atividades relaxantes, como sessões de meditação ou alongamento, pode ajudar os participantes a descontrair e se sentirem mais à vontade para iniciar conversas.

CONCLUSÃO
Todas essas dicas envolvem uma estratégia bem planejada e adaptada às necessidades de cada evento.
A Inovents está aqui para ajudar você a transformar seu evento em um verdadeiro hub de networking, onde cada conexão conta. Com nossa expertise, garantimos que ele será um sucesso em todos os aspectos.

Entre em contato conosco e vamos juntos criar eventos que realmente fazem a diferença!

× Como posso te ajudar?