O voo do beija-flor no SXSW 2024​

Escrever pra vocês sobre a nossa experiência no maior festival de tecnologia e inovação do mundo…gente, que missão difícil! Foram tantas experiências memoráveis. Por onde começar?

Vamos (obviamente) do início, vai! Sim, o evento para a cidade. Austin (no Texas – EUA) é tomada por mentes sedentas por aprendizado e renovação. E essas mesmas mentes, precisam já chegar cientes de que acompanhar todas as palestras, workshops e encontros…será impossível! É muita coisa ao mesmo tempo. Dá vontade de se multiplicar, caros leitores. Mas fizemos boas escolhas! E vocês poderão conferir um pouquinho de cada uma delas agora, neste post, através dos insights.

Primeiro tópico: IA. Como não falar dela, né? Um superciclo de inovação já está acontecendo. Basicamente, estamos testemunhando algo histórico, onde a organização das sociedades será transformada pela tecnologia. Calma, galera. Respirem fundo! Sabemos que quando se trata de tecnologia, pode haver alguma resistência. Mas é preciso deixar a prepotência e o medo de lado, para aproveitar os recursos oferecidos e construir um amanhã memorável. O segredo está em manter-se sempre curioso, explorar nossa capacidade de adaptação para assim, ampliar habilidades e elevar um potencial que é coletivo! Resumidamente: IA pode sim ser uma baita aliada na jornada do ‘pensar grande de forma responsável’. Isso se dá em frentes diversas, como por exemplo no universo musical. Em uma das palestras que presenciamos, ficamos sabendo de uma artista que liberou a voz dela para compositores. Já pensou poder escrever um hit, usar uma voz encantadora (desta forma, unindo talentos) e ainda dividir os royalties? Pareceria o nome disso.

Quando o tema são ativações, bom, nós presenciamos inúmeras! Desde robôs fazendo delivery, coleções de roupas feitas através de impressão 3D até uma em específico que nos chamou muito a atenção: um mini book com diversas fotos nossas tiradas em sequência e, conforme você vai passando as páginas, aqueles retratos se unem para contar uma história. O simples ainda funciona! É a dose de criatividade na medida certa que cativa.

Já para podcasts, compreendemos que sem histórias que os sustentem…enfim, eles não funcionarão! As marcas precisam ter consciência disso e amarrar o ouvinte através da emoção, da identificação. Construir algo relevante, de fato. O tal do storytelling! Velho conhecido nosso. Quem aflora sentimentos, já cumpriu com seu propósito.

Agora, é chegada a hora de dedicar um parágrafo para elas: Brené Brown e Esther Perel. O privilégio de ver essas duas divas falando sobre relações humanas, vulnerabilidade…é absurdo! Na palestra que presenciamos, entendemos de forma muito didática sobre o poder que o telefone (essa coisinha aí que você está segurando em mãos enquanto lê esse post) nos conecta e, ao mesmo tempo, é capaz de nos desconectar. Pode funcionar como um escudo, entende? E isso pode ser bem prejudicial. Afinal, inibe a proximidade: fator primordial para qualquer boa relação. No dia a dia, quando você conversa com clientes e fornecedores, por exemplo, sabemos que as respostas chegam no maior esquema ‘vapt-vupt’. Na velocidade da luz. Ok mas…você está com um olhar atento, verdadeiramente?

Compreendendo as necessidades? As trocas sempre podem ser mais claras e profissionais pois, no fim, são pessoas lidando com pessoas. Simples assim! Como é possível esquecer de coisas tão importantes em meio a correria, não é mesmo?

Enfim, bom demais ver gente de todas as tribos possíveis reunidas pela criatividade, pela inspiração e conseguindo dialogar em perfeita harmonia. Ainda que alguns posicionamentos fossem diferentes.

Voltamos com uma bagagem preciosa e novas referências para a vida, para o nosso futuro e para o nosso presente. Ah! E claro, esses insights farão com que a Inovents voe cada vez mais alto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *