O networking em eventos corporativos é uma poderosa ferramenta de construção de relacionamentos. Em um lugar onde a troca de experiências, colaborações e oportunidades de negócios são altamente valorizadas, é essencial criar ambientes que facilitam a interação entre as pessoas.
Para apoiar você no processo de produzir um evento que faz sentido para o público, fizemos uma curadoria destacando estratégias infalíveis para promover essa conexão.
Continue a leitura e pire nas ideias com a gente!
Afinal, o que é Networking?
É um processo que permite a troca de informações, aprendizados e conhecimentos que podem ser benéficos para todas as partes envolvidas, gerando oportunidades e fechamento de novos negócios.
Mais do que conversar com alguém, é uma prática que envolve cultivar relacionamentos profissionais.
Quer organizar seu evento com foco em promover ao máximo o networking? Veja as 6 dicas valiosas!
1- Planejamento do Espaço: você pode organizar o evento incluindo áreas específicas de networking, como lounge acolhedores e mesas que possibilitam maior interação, como as redondas, por exemplo. Esse layout favorece um clima descontraído e o bate-papo.
2- Atividades Interativas: se o foco for o desenvolvimento e a aprendizagem das pessoas, lembre-se de preparar o ambiente para abrir espaço para jogos, painéis de discussão, dinâmicas de quebra-gelo e oficinas nas quais os participantes podem resolver desafios ou compartilhar aprendizados no grupo.
Essas propostas também ajudam a conectar o grupo.
3- Explore o conceito de Matchmaking: este é o processo de conectar indivíduos ou grupos com interesses, objetivos ou necessidades semelhantes. Você já conhecia? O objetivo é facilitar interações significativas e produtivas.
Na prática, imagine uma feira de negócios por exemplo, onde empresas de diferentes setores buscam estabelecer parcerias e fechar contratos. Durante esse evento, é possível implementar sessões de matchmaking que conectam expositores a potenciais clientes ou parceiros estratégicos via plataforma digital.
Aplicativos que facilitam o networking em eventos:
Bizzabo – Plataforma que integra agenda, participantes e uma ferramenta de interação inteligente, conectando com base em interesses mútuos.
Whova – App que destaca perfis dos participantes e facilita o agendamento de encontros antes e durante o evento.
Grip – Usando IA, a ferramenta recomenda pessoas com base em áreas de interesse e comportamentos em eventos anteriores.
Meetup – Embora seja mais voltado para grupos de interesse e eventos informais, o Meetup ajuda as pessoas a se conectarem com outras que compartilham interesses semelhantes.
4- Mentorias: sessões que oferecem aos participantes a oportunidade de receber orientação personalizada de profissionais experientes, promovendo o desenvolvimento de habilidades e a troca de conhecimentos.
Além disso, essa abordagem estimula conexões significativas, fortalecendo a rede de contatos e criando oportunidades para colaborações futuras.
5- Comunicação Eficaz: encoraje uma comunicação clara e objetiva entre os participantes. Como fazer?
Incentive a Escuta ativa: entender o que o outro está dizendo é essencial para uma troca produtiva e para encontrar pontos de conexão.
Valorize a flexibilidade: formalidade e descontração devem ser equilibradas de acordo com o contexto do grupo e ambiente.
Abra espaço para a curiosidade: mostrar interesse genuíno no trabalho dos outros fortalece o diálogo.
A Harvard Business Review publicou um conjunto de perguntas que ajudam a evitar a monotonia das conversas e podem transformar a experiência de networking em eventos.
Selecionamos quatro perguntas! Que tal compartilhar com seu público?
O que te anima neste momento? – permite que as pessoas falem sobre algo que estão empolgadas, seja uma viagem ou um projeto.
Qual a melhor coisa que aconteceu com você neste ano? – uma maneira de explorar sucessos ou lições aprendidas.
O que você faz para se divertir? – é possível descobrir interesses e atividades fora do trabalho.
Você está trabalhando em algo empolgante agora? – Incentiva a partilha de projetos interessantes.
Para deixar essa curadoria ainda mais completa, listamos três eventos que costumam inspirar inovação e favorecer o networking:
1-Festival Path: um dos principais festivais de inovação e criatividade do Brasil, o Festival Path reúne palestras, workshops, exposições e shows para promover debates e trocas de ideias em várias áreas, como tecnologia, cultura e empreendedorismo.
2-Campus Party Brasil: considerado o maior evento de tecnologia e inovação do país, a Campus Party é um espaço para networking, aprendizado e desenvolvimento de ideias inovadoras, com destaque para empreendedorismo e criatividade digital.
3-RD Summit: organizado pela Resultados Digitais, o RD Summit é o maior evento de marketing e vendas da América Latina, mas também destaca inovação, tecnologia e transformação digital.
4-IMEX: esta é uma das maiores feiras de eventos e viagens do mundo. Se você atua na área, precisa ficar por dentro das novidades.
A Inovents está na feira em Las Vegas-EUA. Em breve, traremos insights valiosos e as propostas mais marcantes dessa feira em formato de podcast, artigo e outros conteúdos. Não perca!
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