Como escolher a melhor agênciapara o meu evento?

Se destacar pela criatividade é legal demais. Inegavelmente. Mas, melhor ainda é ser especialista em entender profundamente as necessidades dos clientes. Afinal, empresas buscam agências para realizar eventos impactantes, que gerem resultados concretos e que vão além de um visual atraente. Então, é preciso combinar uma série de características para garantir que os objetivos sejam atingidos e todos saiam felizes. A seguir, confira uma lista com os atributos ideais:

1) Capacidade de entendimento e adaptação
Quem é o cliente? Qual é a sua marca? O que ela representa? Onde deseja chegar? Quais os valores e objetivos, então? É nesse momento que a agência monta um briefing completinho, bem detalhado, para absorver as expectativas e traduzir todas elas em estratégias autênticas, criativas e eficazes. E como cada cliente é único, exigindo soluções personalizadas, é aí que entra a capacidade de adaptação! Independente do tamanho do evento. Se é pequeno, se é grande. Não importa.

2) Criatividade e inovação
Conforme falamos no começo do texto, a capacidade criativa ainda é (e sempre será) um diferencial. Por isso, é preciso estar sempre à frente das tendências e buscar aquela ideia que trará frescor e originalidade a um projeto. Novas tecnologias, como realidade aumentada ou gamificação, por exemplo, auxiliam a criar experiências verdadeiramente imersivas e interativas! E é assim que você ganha o coração do público.

3) Planejamento e organização
Para garantir que tudo saia conforme o esperado, adivinha? É preciso ser cuidadoso, atencioso, precavido. Visto que as campanhas e projetos dependem disso. Então, gerenciar fornecedores, montar cronogramas detalhados, acompanhar prazos e coordenar equipes, são ações que estão intimamente ligadas à precisão do planejamento e este, deve ser minucioso.

4) Foco em resultados e ROI (retorno sobre investimento)
O evento foi bem-sucedido. Ótimo. E agora? Bom, é chegado o momento de demonstrar os resultados e impacto de suas ações. Isso significa acompanhar métricas (independente de quais sejam elas: engajamento, conversão, awareness, etc) e fornecer relatórios completos sobre o investimento que foi feito (ROI). Afinal,  quem não quer visualizar, na prática, quais benefícios foram recebidos após um grande projeto?

5) Flexibilidade e resiliência
Das mudanças climáticas até desafios logísticos ou imprevistos técnicos: o ambiente de eventos está sujeito a mudanças e imprevistos. Por essa razão e, para manter a qualidade da entrega (independente dos obstáculos encontrados – afinal, o cliente deseja que o problema dele seja resolvido), é preciso ser ágil, flexível e resiliente para ajustar os planos e fazer com que tudo flua normalmente, mais uma vez.

6) Rede de parceiros
É imprescindível ter uma ampla lista de contatos no setor, incluindo fornecedores, influenciadores, profissionais técnicos, artistas, espaços para eventos, etc. A lista é longa, mesmo! E deve ser também diversificada, para entregar soluções personalizadas e competitivas e, assim, realizar negociações vantajosas para garantir um resultado incrível em todos os aspectos de uma ação.

7) Habilidade de comunicação
Como saber se as expectativas estão alinhadas e garantir que não haja surpresas ao longo do processo? Mantendo uma comunicação clara e constante com o cliente, é claro! A agência deve ser capaz de construir um relacionamento de confiança, onde o cliente se sinta ouvido e valorizado. Além disso, o diálogo entre equipes internas e fornecedores é igualmente importante para um cenário de sucesso.

8) Expertise técnica
Para lidar com diferentes plataformas e ferramentas, desde softwares de planejamento de eventos até tecnologias mais interativas, é necessário estudo e entendimento. Ter uma equipe qualificada, com especialistas em produção audiovisual, design, logística e tecnologia, é fundamental para garantir que a execução ocorra sem problemas.

9) Experiência comprovada no mercado
Por fim, um fator chave: portfólios robustos. Cases de sucesso em eventos de diversos tipos e tamanhos, têm uma vantagem significativa. Experiências ajudam a evitar erros comuns e trazem bagagem de conhecimento prático a respeito do que funciona (ou não) em diferentes contextos e públicos.
Concluindo, para atender às necessidades e expectativas dos clientes, é preciso ter uma combinação de características que orientem a resultados. Logo, quem investe nelas de certo estará mais bem posicionado no mercado para criar experiências surpreendentes e que, ao mesmo tempo, alcancem objetivos estratégicos.

Em um cenário onde cada detalhe conta, você pode contar com a gente!

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