Nosso primeiro dia foi 100% baseado em ambientação. Ficamos no hotel Hilton, na Av. Balboa (onde tem todo o centro empresarial). De tarde, já pegamos algumas associações de ramos diferentes, trazendo informações de seus destinos. À noite, um coquetel de boas-vindas (ou deveríamos chamar de superfesta?), com direito a diversas performances, onde foi possível fazer muitas conexões.
No dia seguinte, finalmente, bora pra FIEXPO! Ao todo foram dois dias de feira. Dezoito reuniões. SIM. Inclusive, marcamos todas previamente. Conseguimos saber mais sobre muitos países da América Latina, conversar com múltiplos DMCs, empresas de hotelaria. Foi ótimo. O stand que mais nos marcou, foi do…Panamá, é claro!
Mas os da Colômbia e Equador, foram igualmente encantadores. Falavam sobre Galápagos. Já o do Peru, bem bacana também! Trouxeram informações sobre a parte da Amazônia peruana. Participamos de um almoço temático, em uma sala especial. Ao fim do dia, um clássico happy hour em um rooftop. Somente 10 pessoas. Bem VIP, mesmo. Depois, rolou um after em Casco Viejo. Mais interações, novas conexões e bons drinks.
No dia seguinte, mais FIEXPO e reuniões interessantes. Um novo almoço temático, desta vez porto-riquenho. E então, o encerramento protocolar da feira. Fim de FIEXPO. E agora? A segunda parte dessa viagem: o pós-tour! Conhecemos os principais pontos turísticos do Panamá, onde conseguimos interagir ainda mais com os participantes. E o resumo destes passeios, é esse aqui:
Centro histórico (‘Casco Viejo’), onde passeamos a pé e conhecemos ruas lindas, com arquiteturas que refletem as origens e processos do país. Hotel La Compañia, que possui culinárias diversas e uma igreja de uma época de guerra, em ruínas. Metade dela foi transformada em hotel, a outra parte, mantiveram. Hotel Westin Playa: um resort incrível, all-inclusive, confortável (nossa equipe ficou por lá), de frente pra praia.
Jantar em outro hotel, o W Panamá. Maravilhoso também. Ida ao biomuseu, que conta toda a história do Panamá (variedade de fauna e flora, formação política, geológica – inclusive, você sabia que os vulcões no fundo do mar foram formando a América Central, interligando assim, as Américas do Norte e do Sul? Por isso, falam que o Panamá é o lugar onde os mundos se encontram!)…
Isla Flamenco, com aquela passadinha estratégica no Duty Free, com direito a apreciação de uma marina repleta de iates. Canal do Panamá, que é simplesmente um ABSURDO (possui 80 km, atravessa um continente de um oceano pro outro e, fofoca extra: custa 200/300 mil dólares pra você passar ali), tem até um cinema IMEX (assistimos um filme narrado pelo Morgan Freeman sobre o país!). Enfim, incrível!
Pra concluir, as paradas obrigatórias para uma viagem de incentivo ao Panamá, são: Casco Viejo, centro financeiro, biomuseu e canal do Panamá. Esperamos, em breve, conhecer muito mais desse destino maravilhoso! Gostaram? 😊