Agora que você já sabe quais atitudes tomar para reter talentos, é chegada a hora de conhecer os benefícios delas a longo prazo para, assim, partir para a ação em definitivo e diminuir a rotatividade de pessoas da sua empresa!
Um bom processo de contratação
Evita dores de cabeça futuras como, por exemplo, a dificuldade do colaborador em se integrar na cultura da empresa. Ou, ainda, para entender se você está lidando com alguém que demonstra instabilidade e pode “abandonar o barco” antes do previsto, em meio a algum momento importante.
Onboardings marcantes
Aceitar um cargo nem sempre é sinônimo de se ver nele a longo prazo. A pessoa precisa se sentir bem-vinda desde o primeiro dia. Com pequenas ações, você reafirma a decisão e faz com que, de fato, ela imagine um futuro promissor na empresa.
Feedbacks humanizados
A ausência de avaliações pode gerar frustrações para o colaborador. Além disso, há também a possibilidade de uma imagem negativa sobre a empresa ser criada. Reconhecimento = maior motivação. Afinal, quem não gostaria de ter seus esforços notados no ambiente de trabalho? Ou, ainda, ser devidamente orientado?
Cultura positiva
As normas e valores bem estabelecidos regem o comportamento de uma empresa. Hábitos, tradições, formas de interação, tudo isso é analisado e colocado em cheque pelos colaboradores. Procure avaliar constantemente, pois: onde você se sente respeitado, você permanece, certo? A lógica é a mesma.
Planos de desenvolvimento profissional
Aspirar os colaboradores a buscar uma posição melhor dentro da empresa, faz com que eles não se sintam presos e sintam que têm total suporte para continuar em sua jornada de evolução.
Remuneração competitiva
É importante não só estabelecer algo compatível com o mercado, como também avaliar de tempos em tempos a necessidade de um ajuste no salário, de acordo com o cenário. A longo prazo, isso também entra no ‘check-list’ do colaborador ao ponderar um possível desligamento.
Benefícios adicionais
Tudo o que der ênfase a qualidade de vida, é bem-vindo. Pois melhora significativamente a percepção de relacionamento do colaborador com a empresa, tornando a jornada de trabalho mais agradável.
Nenhuma empresa tem 100% de retenção de talentos ou 0% de rotatividade de pessoal, mas é fundamental que exista um trabalho em prol de ações que retenham o maior número possível de talentos.