Bom, se você pensa que essa relação pode ser resumida a um contrato de compra e venda de bens ou serviços, lamento informar: é bem mais do que isso. Deveria ser, ao menos. Fato é que as similaridades se fazem necessárias em nome dos bons resultados a longo prazo! Por quais razões? Vamos a elas:
1) Alinhamento de valores e cultura organizacional
Tá praticamente implícito, né? Quanto mais estes dois itens estiverem alinhados, mais harmônica será a relação. É preciso ter as mesmas percepções em termos de ética, transparência e responsabilidade social, por exemplo. Desta forma, a confiança e o diálogo são fortalecidos, facilitados e as chances de conflito diminuem consideravelmente. Pense comigo: fica bem mais fácil para se adaptar aos processos e expectativas de ambos!
2) Objetivos em comum
Trabalhar em direção a um mesmo fim, entende? Isso inclui metas de crescimento, inovação e até mesmo, sustentabilidade. Além disso, objetivos alinhados contribuem para planejamentos coesos, eficientes e auxiliam nas adaptações necessárias conforme as mudanças e exigências do mercado.
3) Qualidade e consistência
Aqueles que possuem padrões e processos operacionais semelhantes, também saem na vantagem. Garantem um nível mais elevado de consistência nos serviços entregues e isso é muito importante em situações onde a conformidade com especificações rigorosas se faz essencial. Fornecedores que não compartilham os mesmos padrões de exigência que a empresa podem comprometer o produto final, afetando diretamente a satisfação do cliente.
4) Potencial para inovação
Maior propensão a colaborar em iniciativas disruptivas. Afinal, a inovação resulta de parcerias nas quais os envolvidos compartilham uma visão em comum de futuro. Sendo assim, ambos trocam insumos, tecnologias e ideias. O fornecedor se torna um verdadeiro parceiro estratégico e os envolvidos têm tudo para prosperarem juntos.
Ter perfis semelhantes entre uma empresa e seus fornecedores vai muito além de uma simples questão operacional. Esse alinhamento traz benefícios como maior confiança, eficiência, inovação e qualidade, reduzindo riscos e gerando uma parceria mais forte e duradoura. Em um mercado cada vez mais competitivo, escolher fornecedores que compartilham os mesmos valores, objetivos e padrões de qualidade pode ser o diferencial que uma empresa precisa para se destacar e prosperar.